Segurança

Este é provavelmente o assunto em que o futuro utilizador mais rapidamente pensará ao analisar a possibilidade de construir um edifício com estrutura em aço. O facto de se usarem materiais leves, em contraste com o peso do betão, levará muitos a duvidar imediatamente da resistência deste tipo de construções. Nada poderia ser mais enganador!

Ora vejamos:

A resistência da estrutura é assegurada pelo metal. Neste sentido uma casa no sistema LSF não difere de qualquer outra casa de alvenaria. Obviamente, a resistência estrutural de qualquer casa vulgar é assegurada pelo uso de varas de ferro embutidas em pilares e lintéis de cimento. No entanto, no primeiro caso, são usados perfis e vigas de aço galvanizado em espaçamentos de 60 cm ou menos. Tomando por hipótese uma habitação de tamanho normal, tendo um piso térreo e um superior, totalizando 200 m2 por exemplo, são empregues cerca de 1.300 mts de perfis verticais, 500 mts de vigas de piso, 500 mts de vigas de telhado e 800 mts de canais além de centenas de outros elementos metálicos essenciais.

Isto representa quase 10 toneladas de metal de alta resistência unidos por milhares de parafusos estruturais!

DCP01323.jpg

No entanto, neste exemplo, a casa seria muito mais leve do que uma vulgar visto não ser necessário todo o peso do cimento ou do tijolo. Ou seja, praticamente todo o peso de uma construção LSF da Steel é proveniente do seu esqueleto metálico estrutural.

Pelo facto de não serem necessárias vigas ou colunas isoladas de apoio, todas as paredes exteriores podem ser consideradas como estrutura do edifício e por onde se reparte todo o peso das placas e andares. Assim, facilmente se compreende a extraordinária resistência sísmica destes edifícios. A inteira casa pode ser comparada a uma enorme caixa metálica reforçada por revestimento em OSB. Visto que não são empregues pontos de soldadura, não existem pontos frágeis de ruptura.

A casa torna-se uma estrutura flexível, adaptando-se às mínimas variações do terreno, não abrindo fissuras nas paredes e sem apresentar o risco de queda de colunas ou de placas na eventualidade de um terremoto. Para isto também contribui o baixo peso da inteira edificação e a uniformidade na distribuição das cargas, atenuando os pontos de acúmulo de forças e de tensões.

del.icio.usFacebook

Comentários

Add a New Comment

Adicione aqui os seus comentários a esta página