Rapidez de Execução
Sorry, no images found attached to this page.

Um ano a aguardar a construção de uma casa pode tornar-se desesperante para o futuro residente. Não só pelo simples facto de esperar mas também pela necessidade de resolver os problemas que obrigatoriamente surgem durante um tão longo processo. Quanto vale para si a redução deste tempo (e dos problemas) para apenas seis meses ou até menos? Para muitos este é um dos maiores benefícios que este processo pode trazer, especialmente porque é este aspecto que torna a sua nova habitação economicamente acessível apesar da sua alta qualidade.

O ganho em tempo

O baixo peso dos materiais apesar das grandes dimensões dos mesmos, a utilização de sistemas de fixação mecânica ao invés de cimento, a aplicação de argamassas de rápida secagem para rebocos exteriores, a facilitada colocação de tubagens e condutores eléctricos devido a não ser necessária a abertura de roços e ainda muitas outras técnicas fáceis e rápidas utilizadas nos edifícios LSF, diminuem consideravelmente a mão de obra e, consequentemente, o tempo necessário para a conclusão dos trabalhos. Assim, uma construção típica de dois pisos, com cerca de 200 m2, requererá um prazo de execução de dez meses a um ano usando os métodos vulgares mas poderá ser concluída em apenas quatro meses segundo o sistema usado pela Steel. É fácil imaginar as vantagens deste ganho de tempo para os construtores e especialmente para quem aguarda com ansiedade ver a sua nova casa pronta a habitar.

A redução de custos

A vantagem do sistema Light Steel Framing reside na redução de pessoal necessário para a sua execução. Apesar de se utilizarem profissionais especializados e experientes, obviamente com vencimentos superiores aos restantes trabalhadores da construção civil, o rendimento dos mesmos é muito superior à média o que se traduz em reduções drásticas no valor da mão de obra e a consequente diminuição do custo final.

Além das vantagens na segurança e no conforto e do preço desde já aliciante, o crescimento previsto no número de construções com estrutura em aço tornará este tipo de habitações ainda mais competitivas no que concerne ao custo final. O aumento de consumo de certo tipo de materiais e equipamento obrigará à diminuição do preço de aquisição de matéria prima até se alcançarem valores semelhantes aos da construção vulgar.

Perspectivam-se, portanto, ainda melhores condições para futuros compradores e distribuidores deste sistema. No entanto, mesmo neste momento, existem meios de diminuir os custos de produção de forma a alcançar valores de construção bastante competitivos. Uma delas é a recorrer a arquitectura e engenharia inteiramente idealizadas para as estruturas metálicas. Neste caso, a Steel conta com o apoio da Futureng, o gabinete de engenharia que serve de referência à indústria do LSF em Portugal.

Evidentemente, qualquer tipo de construção concebida para os métodos vulgares pode ser convertida para o sistema usado pela Steel sem encargos para o cliente e sem alterar em nada o aspecto final pretendido. Isto é possível visto que a empresa oferece gratuitamente aos seus clientes a conversão dos cálculos de engenharia e dos projectos de cálculo térmico. No entanto, caso a moradia seja concebida desde raiz segundo o sistema permitirá uma melhor racionalização dos espaços e uma substancial poupança na colocação dos elementos estruturais e de revestimento.

Outra forma de diminuir custos acontece na construção de vivendas geminadas ou em banda, em urbanizações ou em prédios. Neste tipo de construção massiva a maior parte das paredes e secções de piso e de telhado poderão ser fabricadas previamente em armazém. Este é um método de construção tanto mais eficiente quanto mais se repetirem os referidos elementos. Os perfis e vigas são fabricados segundo as medidas necessárias evitando desperdícios de material. Muitos dos elementos de revestimento são colocados na estrutura antes de esta ser erguida e colocada no local. A velocidade de trabalho neste método pode chegar a ser três vezes maior do que na construção dos perfis no local e tem ainda a vantagem de poder ser realizado em local protegido de qualquer tipo de condições climatéricas.

del.icio.usFacebook

Comentários

Add a New Comment

Adicione aqui os seus comentários a esta página