Alistamos aqui algumas das características básicas das placas OSB:
Dimensões Standard
Comprimento 2400 mm
Largura 1200 mm
Espessura
As placas usadas no revestimento de paredes e de coberturas possuem uma espessura de 11 mm. Placas com 18 mm de espessura são aplicadas nos pisos. No entanto, conforme as exigências da aplicação, poderão ser usadas placas cujas espessuras variam desde os 6 mm aos 22 mm.
Densidade
Peso médio 640 Kg/m3
Propriedades Mecânicas
Módulo de Rotura
a) 36 MPa
b 16 MPa
Módulo de Elasticidade
a) 5200 MPa
b) 2100 MPa
a) Paralelo à placa
b) Perpendicular à placa
Tolerâncias
Espessura 0,8 mm
Comprimento e largura 2,0 mm
Esquadria 1,5 mm
Densidade 10%
Juntas de Expansão
Prevendo possíveis movimentos, as placas adjacentes deverão ser aplicadas com um intervalo de 3 mm entre elas.
Teor de Formaldeído
O teor médio de formaldeído está abaixo de 3mg por cada 100 gr sendo que a emissão total não é superior a 8 mg por cada 100 mg
Estabilidade Dimensional
Em condições de humidade relativa entre 30% e 85%
Comprimento 0,15%
Largura 0,25%
Isolamento Acústico
R 32
Resistência Térmica
O coeficiente de resistência térmica de um material é a quantificação da resistência oferecida à passagem do calor sendo influenciado pela densidade e espessura do material. Em placas de 11 mm de espessura este valor é de
R = 0,071 m2 ºC / W.
Teor de Humidade
6% a 12%
Após imersão em água durante 24 horas a placa sofre uma expansão máxima de 15% na espessura e de 0,40% tanto na largura como no comprimento.
Dispersão Superficial de Chama
As placas usadas pela Steel são consideradas de difícil combustão, tendo sido testadas de acordo com BS 476:Part 7 alcançaram uma classificação de nível 3. A adição de retardantes adequados durante o fabrico ou na superfície das placas poderão aumentar a resistência ao fogo.
Fixação Mecânica
As placas poderão ser aparafusadas ou pregadas até uma distância máxima de 6 mm da extremidade sem risco de rachar ou fender. Para aplicações estruturais o ideal será aplicar os parafusos ou pregos a uma distância máxima de 10 mm.
Colagem
As placas poderão ser coladas com qualquer cola normalmente usada para madeira. Para fixações fortes recomenda-se o lixar levemente as superfícies a colar.
Comentários
Adicione aqui os seus comentários a esta página