Conforto
Sorry, no images found attached to this page.

Desde os Invernos Escandinavos até aos abrasadores desertos da Arábia, espera-se que os edifícios mantenham os seus ocupantes confortavelmente protegidos dos elementos. Qualquer espécie de construção, desde fábricas a supermercados, vivendas a centros comerciais, deverão providenciar um ambiente interno apropriado para as actividades mantidas no seu interior independentemente das condições exteriores.

Portanto, diversos atributos são necessários para que uma casa ofereça aos seus habitantes o necessário conforto. As construções efectuadas pela Destaca, segundo o sistema STEEL®, distinguem-se nestas áreas.

O isolamento térmico

Uma das mais apreciadas qualidades numa casa e talvez a menos conseguida, é o isolamento térmico. Os materiais deveriam conferir à habitação um completo escudo contra as variações de temperatura e de humidade sentidas no exterior. Nestes aspectos, recordemos que uma casa LSF é completamente isolada do exterior por uma pintura impermeável, argamassa polimérica, placas de poliestireno extrudido, OSB, vários centímetros de lã de rocha e gesso cartonado. As características tanto do poliestireno como da lã de rocha conferem ao edifício uma protecção térmica impossível de conseguir numa construção vulgar.

Os vãos, tal como as janelas e portas exteriores, são providos de vidro duplo de forma a garantir um perfeito isolamento mesmo nestes pontos onde não podem ser empregues materiais isolantes.

Com todos estes argumentos a seu favor, o interior de uma construção com estrutura em aço pode ser considerado um ambiente de clima controlado. Imagine o que isto significa em matéria de poupança de energia! Devido a isto, normalmente as habitações deste tipo são equipadas com ar condicionado ou sistemas de recuperação de calor de lareiras não havendo o receio de aumentar vertiginosamente a conta de electricidade apenas para fornecer à família o necessário conforto.

O equilíbrio da humidade ambiental

O excesso de humidade proveniente da respiração dos ocupantes e da utilização de águas quentes provoca humidade nas paredes e vidros, muitas vezes chegando a escorrer água nessas áreas, como resultado da condensação do vapor de água em contacto com as superfícies frias. Visto que o cimento e o tijolo são materiais frios, exige-se que o ambiente esteja constantemente aquecido para evitar estas condensações que, não só enegrecem as paredes devido à proliferação de fungos, como mostram ser extremamente prejudiciais para a saúde. Numa casa STEEL® são empregues materiais isolantes que, por si só, mantêm o ambiente numa temperatura que evita tais condensações. Adicionalmente, todas as paredes interiores são revestidas a gesso cartonado que, sendo poroso, pode absorver o excesso de humidade para depois o devolver ao ambiente quando este estiver mais seco.

O isolamento acústico

Na maior parte das edificações modernas não existe forma de isolar o som produzido em outras dependências da casa ou mesmo provindo do exterior. Muitas vezes se pensa que a única forma de evitar a propagação do ruído é aumentar a largura das paredes. No entanto, este problema poderia ser resolvido caso se utilizassem materiais que comprovadamente revelam ser maus condutores do som ao contrário do que acontece com o tijolo e o cimento.

A lã de rocha utilizada nas paredes interiores é eficaz não só pela sua estrutura como também pela sua densidade sendo considerada por testes laboratoriais como possuindo alto poder de isolamento acústico. A reforçar este efeito existe ainda o poliestireno extrudido.

Estes materiais também actuam como escudo dispersor dos ruídos. Pelo interior, a utilização do gesso cartonado só faz aumentar o poder isolante das fibras minerais. Por estes motivos, uma casa com estrutura em aço tem uma sonoridade diferente de uma casa vulgar. O som produzido no interior de uma divisão é reflectido pelas paredes e não absorvido por elas impedindo três vezes mais a propagação do ruído do que uma parede de tijolo. Este efeito provoca um som diferente, dando a sensação de parede oca, quando se bate nas paredes visto que o som do impacto não é totalmente transferido para a outra face.

del.icio.usFacebook

Comentários

Add a New Comment

Adicione aqui os seus comentários a esta página